28.1.11

Um oceano de ilhas

"Nenhum homem é uma ilha", declarou Hemingway agora já não me lembro se foi em O Velho e o mar ou O sol também se levanta.Algo bastante otimista para um homem que passou pela vida com sérios problemas de alcoolismo antes dele mesmo tirá-la de si- o que não vem ao caso agora.

"Um oceano de ilhas". É o que nos tornaremos segundo o sociólogo e escritor polonês Zygmunt Bauman (se já não o somos). Ele não coloca a situação assim nessas palavras. A metáfora é minha.. ou a ouvi algum tempo atràs.Bauman cunhou o termo "líquido" para descrever nossa moderna sociedade.Líquida,para mim, posto que tudo se esvai rapidamente - desde nossas relações afetivas até postos de trabalho e bens materiais. Estamos nos esvaziando.É triste e enfadonha a constatação, mas está aí.

A iminência da perda em qualquer esfera da vida, e não somente nas relações afetivas (como poderia sugerir o título da obra de Bauman - Amor líquido), gera níveis de insegurança cada vez mais altos. Ademais, a tendência a projetar o formato das "redes" - tão facilmente atadas e desatadas fomenta a substituição de laços duráveis por relações descartáveis - onde as pessoas se tornam o objeto de descarte.O risco de perda é quase inexistente e o investimento, digo, o envolvimento, baixíssimo.

A análise não se estende somente às relações afetivas. Polticamente o fenômeno surge nas recorrentes crises imigratórias (sobretudo no velho continente), onde descarga de sentimentos como medo, insegurança e raiva recai sobre os estrangeiros ou refugiados.

(In)felizmente esse é um assunto cheio de contradições e que, ao meu ver, embora líquido, não se esgota assim em frases desleixadas e sem querer me precipitar.. deixo o radicalismo das decisões de lado... Hoje eu quero apenas propor uma reflexão e não sugerir que excluamos nossas contas de Orkut ou Facebook ou outros. É interessante pensar que se tem trezentos e cacetada amigos - virtuais.Igualmente, é assustador pensar o quanto somos sós, mesmo em um oceano tão vasto.

(O livro, apesar de fazer parte de uma tese, é muito bom, de leitura fácil e agradável.)

2 comentários:

alex disse...

"Hey mãe!
Tenho uns amigos tocando comigo
Eles são legais, além do mais,
Não querem nem saber
Que agora, lá fora,
O mundo todo é uma ilha
A milhas e milhas e milhas de qualquer lugar"

Ainda irei ler "O Amor líquido" assim que o Simon me emprestar :D

pequena disse...

A minha cópia está com a Clara.. se vc quiser esperar.. no momento eu estou a menos milhas que o Simon, creio.
=)