18.2.10

Por que no Brasil tudo não pode ser "Carnaval"?

A morosidade das filas, a burocracia extenuante, o quase total fracasso dos sistemas públicos de saúde e educação, a robalheira indiscriminada dos políticos corruptos diante de nós, os maiores lesados,vestidos de expressões de indignação e inércia - se essas e outras situações não lhe são indiferentes (ou são, né?) - você é definitivamente brasileiro, meu caro!Afinal...são "essas e outras situações" que afetam (e irritam) à nós brasileiros.Certo?E, como primeira prova de inconformação com nosso prórpio país soltamos frases como: "No Brasil tudo é uma Festa!", "Brasil, terra de ninguém." ou "No Brasil tudo é futebol e Carnaval!".No entanto, esperem... pensem bem: quem nos dera tudo fosse como futebol ou Carnaval!Que maravilha seria!

A cada ano,dotada da minha observação apurada e detalismo inato, ao assistir aos desfiles de nossas escolas de samba, para além das outras comemorações carnavalescas organizadas e distribuídas pelo país, fico impressionada com a organização à eles aplicada e a seriedade aplicada à esta. É claro que também aprecio todo o caráter fantasioso,festeiro,carnal da coisa, mas quero hoje chamar atenção para a administração daquela que é a nossa maior festa popular.

Todos os envolvidos se entregam sinergicamnete aos preparativos para que a festa aconteça de fato.É bonito de se ver. O esmero, a precisão,a dedicação a seriedade e o compromisso de cada um são essenciais para o "dar certo" final.Agora, vocês já pensaram, queridos compatriotas, se todo esse esmero, essa precisão, essa dedicação e essa seriedade fossem igualmente aplicados à outras esferas administrativas do país e adotadas na conduta de cada cidadão brasileiro?E o gingado e o rebolado das passitas...Se estes fossem um maior "jogo de cintura" para o país se adaptar às exigências de um que quer se tornar competente e competitivo à nível mundial?(Reconheço que isso já se vem fazendo).E se a passividade,graça e paciência da ala das Baianas fosse transferida ao nosso povo - para que possamos emfim entender que mudanças eficazes só se efetivam à longo prazo? Aí sim, Carnaval nenhum teria fim. Teríamos sempre e mais algo a comemorar e do que se orgulhar.A Festa seria levada à sério (e sem aquela seriedade nórdica - afinal... nossa identidade pauta-se na alegria, não é mesmo?).Cinzas?Só as da miséria,da precariedade e da corrupção que um dia nos assolaram. Fica aí um (samba-)enredo para o(s) próximo(s) ano(s).Carnaval esse ano já foi..e levou junto nossa desculpa para as coisas não funcionarem.Bola pra frente.

3 comentários:

Daniel Simon disse...

Brilhante texto concordo plenamente.

1- Toda essa intorpecência de carnaval e futebol, é uma máxima, eu digo que estou comfortalvemente entorpecido(olha o trocadilho hehe), meu carnaval foi bom e o Botafogo ganhou do flamengo.

2- Sobre sua tese de levar a seriedade da escola de samba para a vida é outro ponto interessante. Uso como analogia o futebol. Como todos sabem é a Copa do Mundo (outro evento entorpecedor). É o único evento onde o povo grita "EU SOU BRASILEIRO COM MUITO ORGULHO COM MUITO AMOR!". A questão é... pq não levar esse sentimento para 3 meses depois quando acontecem as eleições? Pq não se pintar de verde e amarelo e ir a urna.

É Paula, no Brasil tudo acaba em samba, carnaval e pizza.

Anônimo disse...

Não posso dizer muito do futebol, porque enfim, ainda existe muita violência ao seu redor. Como torcidas organizadas e esse tipo de coisa - um fator explicável pela sociologia, relacionado aos instintos mais primitivos humanos. Mas sim, o brasileiro é capaz de muito e os espetáculos que existem por aí nos provam um pouco.

Gostei da análise crítica.

Luíza Leão disse...

outra versão sobre o carnaval. adorei!!adoro ler vocÊ meu bem. de verdade.saudades imensas!!!