28.5.08

Receita de Homem

Os muito franzinos que me perdoem, mas beleza ( no seu sentido mais amplo)somada a virilidade é fundamental( e, por favor, não me refiro à opções sexuais, falo aqui de presença,de atitude).

É preciso que haja qualquer coisa de folhas em tudo isso, qualquer coisa de sons, qualquer coisa de ´bonne posture´em tudo isso,( ou então que o homem se comunique deliciosamente em gestos, como no velho continente.).

Não há meio termo possível, é preciso que tudo isso seja encantador.É preciso que súbito , tenha se a impressão de ver um leão sentado e que um rosto adquira de vez em quando essa expressão só encontrável nos primeiros meses de vida .

É preciso que tudo isso seja ( também)sem ser, mas que atraia e habite o imaginário femenino.É preciso , é absolutamente preciso que seja tudo bonito e improvável.

É preciso que umas pálpebras arregaladas, observedoras,remetam a um verso de Vinícius ;e que se sinta nos braços alguma coisa além dos músculos, que neles se encaixe como um escudo protetor.

Ah, deixai-me dizer vos que o homem que ali está como o pássaro ante a corola seja charmoso ou tenha pelo menos um rosto que lembre uma fundação.E que seja firme como um chão de terra,barro.Mas de um barro que como em estátua tenha dorso e olhos.Dorso é fundamental.Olhos então,nem se fala.Que olhem com uma sinceridade reluzente.Uma boca " ao ambiente" é também de extrema pertinência.

Se for preciso que as extremidades sejam magras, que os ossos que despontem sejam a mandíbula e os punhos - no enlaçar de " abraços " envolventes.

Que os ombros sejam de preferência largos, um homem sem ombros é como um rio sem pontes.
Indispensável que haja uma hipótese de musculatura aparente, - está certo.. uma barriguinha vale também- que em seguida,defina-se.

Que seu peitoral seja forte com uma expressão grega,mais que primata ou barroca; mas que seja macio como um travesseiro.
E que possa acomodar uma capacidade mínima de duas cabeças ( a da amada,sempre e mais ,e a da prole,caso haja).

Os membros que terminem como colunas - definitivamente com um certo volume nas batatas e pernas.

É aconselhável no corpo quantidade comum de pêlos, assim como no rosto ( barba por fazer,que roçe suavemente se tiver - no entanto causando arrepios) - o mínimo de cuidados pessoais!

Preferíveis sem dúvida os pescoços grossos, de forma que a cabeça dê por vezes a impresão de mexer como a de um animal forte,selvagem, em movimentos bruscos.E o homem não lembre árvores sem troncos.

Pés e mãos devem conter elementos feudais,romanos .E que nelas, nas mãos, haja o enciaxe perfeito para as curvas femeninas.

A pele deve ser (não áspera,mas normal - macias são as femeninas) à temperatura ambiente, fresca, nas mãos ,nos braços ,no dorso e na face e novamente fresca nas concavidades,podendo eventualmente apagar incêndios acidentais.

Os olhos, que sejam de preferência fundos.E que não tenham rotação tão lenta quanto à da Terra ( que sejam atentos,mas com discrição).E que tentem sempre ,incansavelmente,ultrapassar aquele `tal`invisível muro de paixão.

Que o homem seja em princípio alto, ou,caso baixo, que tenha a atiude mental dos altos píncaros ,(mas com a humildade de planaltos).

Ah-Que o homem dê sempre a segurança que mesmo ao fechar os olhos, `tudo bem`, ele estará lá.

Com seu sorriso e seus dilemas, que ele aja, não faça,reflita,não pense.

Sobretudo, que ele tenha a capacidade de calar-se....nos conssentindo toda a certeza.

Sobremodo que ele não perca nunca, não importa em que mundo, não importa em que circunstâncias a sua infinita vulnerablidade infantil, mas que tocado no imo do seu ser saiba tornar-se senhor soberano, sem perder seu charme de criança.

Que exale sempre o intransponível cheiro, e despeje sempre o revigorante exlir e cante sempre o sensível canto da SUA combustão.

E não deixe de ser nunca o eterno espectador do efêmero,
e em sua incalculável imperfeição , constitua a segunda coisa mais bela e mais perfeita de toda criação inumerável.

13 comentários:

pequena disse...

Quero apenas deixar claro aqui que eu não tive,nem tenho, nenhuma pretensão de ser uma " Vinícius de Moraes`" - só achei que seria devertido bricar de intertextualidade e dialogar com aquele que é para mim, um " papa" dos poetas.E foi!

beijos!

João Paulo disse...

Não conhecia a música, fui lê-la na internet. Comparando com o seu texto, achei incrível a semelhança e a maneira criativa como você rearranjou o texto.

Agora, quanto a idéia, acredito existir uma beleza mais sublime dentro de nós. Esta beleza, ao que me parece, nada tem a ver com músculos e coxas.

Aliás, eu tenho que pensar assim, porque se depender dos requisitos do seu texto, eu tô ferrado! :)

Abraços, amiga! Escreva, sempre!
Ah, mudando de assunto, o teatro vai nas creches no fim do semestre? Se sim, diga para a Mônica que eu estou convidando o grupo para apresentar lá na creche Maria de Nazaré, a que eu sempre vou e que a Amanda, Rhayane e Chrystian foram na Páscoa.

Chrystian Borges disse...

Adorei o texto, Paula. Muito bom mesmo. Olha, você pode não ser um Vinícius de Moraes, mas se continuar assim vai passá-lo.
hehehe
Tirando a parte de, como o João, eu estar ferrado, se o homem perfeito realmente for esse, foi uma ótima idéia com sublime execução.
Parabéns.

pequena disse...

Saibam vocês dois que não é preciso somar em um único homem todas as características.eu,pelo menos,sou avessa ao ideal de perfeição e, tanto vc comom o joão tem características que citei,alí,acolá , e é issso que constitui o grande barato das diferanças!

pequena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
alex disse...

Im-pres-sio-nan-te!
Grande texto!
Cada produção tua que leio, me impressiono mais! "Como que conseguiu escrever isso!?
Parabéns!
:D

Sinomar Vaz disse...

Fantástico!
Vinícius de Moraes deve estar extremamente lisonjeado ; ]
Como já frisou meu amigo Alex , "Como que conseguiu escrever isso!? ''
Parabéns Paula Caldas : D
Pode ter certeza que ganhou mais um leitor assíduo de suas criações e de suas brincadeiras intertextuais.

Amanda disse...

paula paula.
impressionante.
tem alguns textos que pessoalmente gosto muito. receita de mulher é um deles.
quando vi o título do seu post imaginei que você conseguiria interagir bem com as palavras de Vinicius. vejo que eu acertei.
parabens.
há tempos não lia uma 'intertextualidade' tão boa.
;D
me surpreendeu mais uma vez.

Polyana Franco disse...

Eu acho que o que foi dito aqui basta.Por mais que eu gostaria de colocar inumerados elogios.
A competência,a sensibilidade(que eu nao tenho o luxo de ser somente minha)e a arte fazem de você(por mais inócua que se sinta)uma grande pessoa,uma grande mulher,e uma excelente escritora.

A distância não afasta o que de mais lindo a entre nós.Pena que dificilmente sentimentos podem ser representados em linhas.(ou cartas nao é mesmo?)
De qualquer forma à francesa serviremos incessantes representações de carinho,e de boa sorte.Amigos são livres para voar,enquanto esperamos atentos as boas novas.Aprendizagem é isso,e você sabe que eu estou te acompanhando em todos os caminhos que trilhar.

A parte dos " adultos sabem de tudo"(no meu post) digamos que tenha sido meramente irônico.

beijos amor,
te amo muito muito muito minha linda ;*
E no mais,tenho somente a agradecer a você pela boa compania e pelo quanto eu pude aprender.

(ficou parecendo despedida,mas está cedo pra isso.Temos muitos Funks até o chão ainda.)

Anônimo disse...

AAApesar deu ter gostado muuito do texot tenho 2 vertentes sobre ele: 1º nã acho q esse sehja o homeme perfeito.. minha consepção é outra. 2º pq esse home não existe
kkkk
mas tudo beem, eu adorei meesmo..concerteza esse seria o homem ideeal !!
aai te adoooro
;*

Anônimo disse...

é, porque assim ...
O hoemem ideal depende de cada mulher. Esse homeme ai é o sonho de consumo de toda mnulher, mas não o que ela quer pra sempre do seu lado. Porque beleza acaba ...
Ohomeme ideal é aquele que toca a gente de um jeito que nenhum outro faz, é aquele que faz a gente acchar graça em tudo, que nos deixa com ciúmes e raiva que nem uma criança, que qualquer momento que não se faça nada, o nada sempre é divertido. Ah, nem seei .. eu acho que esse é meu homeme ideal :D
;*

a paauala, mas é. Eu ameeei o texto, ele fico mto bom mesmo. mas não acho q esse homem ai exista =D
aaaaain eu te adoro
beeeijo];*

Chrystian Borges disse...

eita, esse homem ideal, em werneck?!
é complicado.

Céu disse...

Enaltecer, nem cabe mais, neh?!
Boquiaberta tamb�m...
Ent�o sugiro. Seu blog deveria se chamar: Pelas palavras GRANDES...
Lindo e profundo, Pequena.