9.3.11

(Pequena reflexão) Carnaval é pura catarse social...

... Ainda bem , pois nem todos os brasileiros podem pagar a conta do analista.
Mas é claro! Que outra grande comoção social nos possibilita extravasar tanto pensamentos e desejos reprimidos no inconsciente, seguido de alívio emocional?

Eu sou fã de Caranaval! Fora o bem que ele faz as massas ou à soma dos indivíduos, ele proporciona uma melhor leitura das pessoas. Afinal, se pensarmos que no Carnaval as pessoas liberam suas vontades inconscientes sem medo de serem rotuladas (qualquer coisa,´era Carnaval´), elas acabam por serem mais autênticas e permitirem ser vistas por ângulos que ..em contextos comuns, jamais existiriam. É divertido, ou no mínimo instrutivo, ver as pessoas mais próximas daquilo que são ou que gostariam de ser. A gente descobre muita coisa ao passo o que o alívio vem com a diversão, com a música.. como o amor ao amor ( porque amor é meio e não fim).. com o amor ao fato de estar vivo e morar em um país tropical, bonito por natureza (não necessariamente ser flamengo ou ter uma nega chama Tereza). Sem falar que é impagável esbarrar em pessoas conhecidas(ou desconhecidas) com as mais sugestivas fantasias. Aquele amigo viril vestido de fada, a menina comportada de passista.. e tantos outros de personagens que gostariam de ser.. policiais, super-heroís, princesas, sex symbols e outros que habitam o imaginário nem femenino, nem masculino, mas humano.. e o melhor ( ok.. a gente acredita) é que tudo não passa de uma brincadeira.. que se acaba na quarta-feira.

Expresso aqui meu eterno fascínio por Carnaval.Para mim, sua beleza reside no fato de ser não genuína, mas tradicionalmente brasileiro; na sua alegria; na sua democracia esboçada; no seu calor; mas principalmente no fato de que , é justo no Carnaval, paradoxalmente, quando as máscaras mais caem e é por isso, por esse peso descartado, é que essa festa é permeada de uma leveza insustentável ou queira-se: sustentável... a cada ano (porque das ´cinzas´sempre é possível renascer).

3 comentários:

Daniel Simon disse...

A vida é feita de mascáras, no carnaval ela são apenas mais literais.

Paula, eu acho eu te vi no cordão do Boi tata no domingo. Mas a pessoa que achei que era vc estava com uma maquiagem forte e eu já estava meio bêbado então nem fui falar com vc.

Enfim, vamos marcar algo depois.

C. Luke Drácula disse...

Ótima reflexão... e, pq não, justificativa social para termos e aproveitarmos o carnaval.

João Paulo disse...

Concordo.

Mas acho que o Carnaval de hoje é diferente do de antigamente. Hoje, muita gente acha que o Carnaval é para bebedeiras, sexo desenfreado, mijos na via pública, turismo sexual, e por aí vai...

Sendo que o Carnaval é um louvor à alegria, a simplicidade, ao lúdico, a magia, ao sonho... É quase como brincar de faz-de-conta, e esquecer da realidade cruel e fria. É cantar alegre pelas ruas, sem se importar com dia de amanhã...

O que eu quero dizer, para fazer uma comparação, é o que acontece com outra data festiva, o Ano Novo. Ele, que deveria representar a esperança e fé no futuro, o planejamento de projetos, a vontade de crescer enquanto ser-humano, carrega sempre excessos de todos os matizes, também...

Não estou condenando o Carnaval. Só acho que a catarse é por demais exagerada, em muitos indivíduos. O que deveria ser uma saudável liberação das tensões, do inconsciente, acaba virando um "liberou geral", na gíria, que desce a mente humana a um nível já superado de entendimento da vida.

Para ficar mais claro, e já encerrar o meu ponto de vista, queria te convidar para ouvir a música "Marcha da Quarta-feira de Cinzas". Ela recupera o que há de melhor dessa data festiva.

http://www.youtube.com/watch?v=Y88EguvjlVM

Não sei. Talvez eu tenha nascido no tempo errado. Acho que adoraria brincar de lança-perfume...