3.7.08

3 X 1

Não, isto não é mais apenas um discurso sobre " o que vale é jogar, os resultados são secundários".Sim,você e eu bem sabemos que no fundo,no fundo, por mais que a gente olhe para outro lado, o que vêem são os resultados e pouco nos importa o que repetimos para nós mesmos, nós nos importamos sim com aquilo que o outro vê.Estou mentindo?Se estiver por favor, atirem pedras ou parem de ler.
Todavia, é preciso aprender a perder e não tão somente ver os resultados.Está bem, meu time perdeu,isso é tão verossímel quanto a inesistência do papai noel e do coelhinho da páscoa, ha ha ha !Acontece que eu , nem quando menina - graças ao favor que minha irmã me fez ao me revelar umas boas verdades - nunca acreditei em nehum dos dois.Porquê então eu devo aceitar que sou uma derrotada.Ao digitar ( e pronunciar mentalmente essa palavra), ela ecoa na minha cabeça como um sino torturante e ganha uma dimensão muito maior que uma mera partida de futebol: eu não sei perder.
É isso mesmo que vocês leram, paspalhos!Eu não lido bem com derrota, não consigo perder, não sou tão bem resolvida quanto pareço, nem levo " na esportiva"!E, ironicamente, quem " perde" com isso sou apenas eu.A questão é que é tudo muito novo pra mim, não estou acostumada com perdas.As notas sempre foram boas, a grande maioria das coisas que quis na vida ou me foram dadas ou eu consegui...desde papeis teatrais a concursos de redação."Chegar no topo( seja qual for o seu topo) , é relativamente fácil, difícil é se manter lá".Confesso que é tudo muito recente: nunca perdi alguém próximo,agora que estou perdendo minha infância ( ou que a ficha está caíndo) -e mesmo assim, há momentos em que me recuso a sair dela, já vou perder os melhores anos da minha vida,perder o conforto da vida,perder a formatura,perder os contatos ( a exceção dos verdadeiros laços),..ops, tô perdendo tempo, gastando meu latim,queimando meus neurônios...ahhhhhhhhh!
Acorde ,garota! - Frases feitas às vezes êm grande efeito: "Toda escolha é uma renúncia", " Para ganhar é preciso aprender a perder" e " A vida é uma grande perda". O que eu tenho a fazer? Lhes respondo: comemorar e correr pro abraço.

5 comentários:

João Paulo disse...

Eu também não sei perder. A insatisfação da perda me vêm a mente e comanda todo o meu corpo, por mais que eu queira mudar ou pensar de outra maneira. Admiro tanto aquelas pessoas que levam tudo da esportiva! São tão sábias neste aspecto... Enquanto que eu, nem partida de truco consigo sustentar.

No fundo, no fundo, é só egoísmo nosso. Coisa boba, besteira. "Quem dera tivesse constatado isso antes!", eu sempre penso.

Apesar disso, acho que não devemos perder nossas esperanças. Essas nossas imperfeições podem ser evitadas, de pouco em pouco, até perderem a sua dimensão. Como ferida que, de pouquinho em pouquinho, cicatriza.

Os jogos, esportes, as viagens para países distantes, são todos eles eventos que colocam a prova a nossa capacidade de perder. São testes progressivos, cada um mais difícil que o outro, e a maneira como vamos resolvê-los dependerá da nossa disposição interior.

O mundo que nos rodeia vai mudando, constantemente, furiosamente, quase que sem o nosso consentimento.

Mas o nosso mundo, o interior, este depende de nós. Podemos reformá-lo, modificá-lo, torná-lo mais puro, desde que tenhamos disposição, força suficiente para aproveitar esses testes "do lado de fora".

Não devemos temê-los. Até porque o professor que os aplica é o maior Mestre que já existiu. :)

Céu disse...

Nem te conheço e te admiro que só pelas palavras.
Tão novinha e tão...
Ao longo dos meus 26 aninhos aprendi que nem sempre perder é ruim. As árvores perdem as folhas, a pele as células, a idade perde a beleza.
Acho msm que o problema é que a palavra tem um tom forte e por vezes triste. Mas n é de todo o mal.
Acho q perder não devia ser visto como sinônimo de derrota, mas sim de mudar.E isso fará com que eu faça melhor da próxima vez.
Thially Holanda ;)

Amanda disse...

Perder é ruim, eu confesso. Mas superar a perda acaba por ser prezeroso. Na maioria das vezes a perda vem com muitos outros ganhos, o que se deve fazer é tentar achar os ganhos e as melhoras que cada perda pode causar.
é só tentar 'ver o outro lado da moeda' (as frases feitas estão aí pra serem usadas.)

Chrystian disse...

e eu fiquei ensaiando falar hoje sobre o que é perder pra mim e acabou que eu não disse nada. Não gosto de perder também, acho que ninguém gosta. Mas eu tenho uma relação estranha com esse negócio de perder... Perder, pra mim, é como errar... e, pra mim, o erro é pior ainda. Eu nunca posso errar. Se fosse tão prepotente diria que "errar é para os fracos". Acho que por isso fiquei tão nervoso quando cai de moto: eu não poderia cometer uma bobeira daquelas, freiar com o freio da frente... imaturidade. E aí vem outra coisa que não me convém... apesar de ser muito imaturo, não gosto disso. Não é legal. Mas enfim, acho que precisamos de outro "café"... um tarde realmente foi pouco.
=]

alex disse...

É Paula... Esse "defeito" que vc tem (assim como o resto de capriconianos que eu conheço) não é por todo um defeito. Isso mostra que vc não se sente confortável em ficar até mesmo no 2º lugar de uma competição ou qualquer coisa que seja, o que a faz sempre lutar, sempre que esteja no seu alcançe, pela primeira colocação, por ser A melhor. E que bom que isso se tornou relativamente fácil pra você. Isso se chama "capacidade". Nossa, dá vontade de comentar um monte de coisa nesses seus textos... Conversas de horas e horas, vc vai continuar escrevendo lá na frança?