20.4.08

Mentirinhas compulsivas do hipócrita "small talk" da boa etiqueta urbano contemporâneo

- Bom dia . -(Quem realmente intenciona um bom dia ao outro?É raro pararmos nosso dia para pensar nas circunstâncias do dia de um outro).

- Oi,como vai?Está bem?Há quanto tempo!!
- Eu vou muito bem, obrigada, e você?- ( A pessoa está realmente interessada no seu bem estar?E você, realmente está "muito bem,obrigada"?Recuso-me a acreditar..).

-Tudo certo?
- Sim, tudo!Aham! Tá! -( Eu e você bem sabemos que na maioria das vezes não está tudo certo, não!Muito pelo contrário: seu mundo está desabando, você se sentindo miserável e a única alternativa, infantil e retrógrada que você enxerga é chorar.) .


- "Ahtichim!"
- Saúde! - ( Essa eu nunca realmente compreendi..ah!! e quando respondem "Amém" - O quê exatamente significa?!"Eu concordo"? ).

- Me desculpa?
- Está bem, mas.. -( Depois do "mas"virão uma série de demandas e exigências para que a pessoa possa "perdoar"algo que na verdade ela não se dispôs a perdoar e que aquela que pediu perdão provavelmente não estava tão arrependida pelo ato assim...e o ato se repete, e se repete , e se repete...).


- Você aceita?( Nesta aqui, se a resposta for "sim", era um "não ".Se for um "não", com certeza era um sim... quanta repressão..).

- Eu te amo.
- Também te amo. - ( Será?Ainda assim, não todos, não podem ser todos.Continuo a acreditar no amor.Ele traz consigo a verdade).

5 comentários:

João Paulo disse...

hehehehe

Quantas alfinetadas nesse texto!

Interessante. Já reparou que às vezes a gente fala "E aí, tudo bom?" e nem espera a resposta da pessoa! Acontece várias vezes, no elevador, por exemplo. Eu tô entrando, a pessoa tá saindo. Eu digo "Bom?" para ela e ela diz "Bom?" para mim, mas ambos não respondemos...

Mas não acho que as pessoas são hipócritas e falam só por "etiqueta", elas (e eu me incluo aí) falam porque sentem uma necessidade íntima de estabelecer um contato com o outro. Quando dois seres se aproximam (como num elevador), aquece-se uma inquietação no íntimo de cada uma delas, que só se apaga se um contato, mesmo que mínimo, for feito.

Isso porque nós, seres humanos, fomos feitos um para o outro, fomos feitos para estabelecer contatos, para trocar "fluidos", para amar!

Deste modo, podemos enxegar beleza nessas coisas da vida. :)

Mudando de assunto: Paula, quer ir na creche sexta agora conosco? :)

João Paulo disse...

Quinta-feira próxima é feriado. Talvez lá na creche eles emendem e daí vai estar fechada. :(

Mas talvez não. De qualquer jeito, eu pergunto amanhã lá. Pode levar os seus livros sim! Me manda o seu telefone por e-mail!

Daniel Simon disse...

São as velhas convenções sociais das quais somos escravos,eu mesmo confesso q sou de muita delas para não parecer ''mal educado''.Acho q um ato q diz mais q as palavras,as vezes um olhar feio ou um abraço são bem mais sinceras do q palavras.

Anônimo disse...

Interessante Paula
ainda mais a ultima fese
eu te amo é muito forte mesmo ...
:D

;*

Chrystian disse...

ei, pequenina, obrigado pelos conselhos. Vou tentar seguir pelo menos 75% deles...
É que comer de 3 em 3 horas é difícil...
=]
;*