18.10.09

O que me faz verdadeiramente amar algúem ( um homem)

Nota: Produzi este texto com inspiração do poema "As sem-razões do amor" de Drummond.



Já acreditei veementemente que o que me fazia amar um homem seria a inteligência.Divagações,elucubrações e digressões me conquistavam.Conhecimentos, fossem eles literários,matemáticos,artísticos,cinematográficos e práticos seduziam a eterna adolescente em mim.Mas percebi que não, não era isso que me fazia amar.Do que adianta um cérebro brilhante se ele não souber rir de si mesmo, se ele não souber apreciar o ócio de um sábado quente com cheiro de praia,água de coco, sorvete e pneu de bicicleta?Então resolvi: bom humor é necessário.

É maravilhoso a gente estar com alguém leve,alto astral,sorridente..que vive sem arrastar correntes e faz dos pequenos problemas cotidianos bobas piadas.Acontece que nem tudo é uma piada e, em certos momentos brancos, quero alguém que me conforte a alma, com um abraço quente,acolhedor e silencioso -o que já diz muito. Nessas horas nada pior do que ser levada na brincadeira.Recusa a sair da infância e alegria de viver são coisas completamente diferentes!Daí que uma certeza me invadiu o peito: sensibilidade. Era isso que,acima de tudo, me fazia amar alguém.

Mensagens de bom-dia,olhares soturnos,pequenos gestos incontidos.Entretanto, paralelamente à isso, eu preciso de alguém que brigue comigo de vez ou outra quando eu passar dos limites do bom senso, demonstre desagrado quando eu exigir demais ou oferecer de menos. Preciso que cuidem de mim, mas preciso também da certeza de estar com alguém com atitudes de um homem de verdade e não alguém com complexo de Peter Pan. Às vezes preciso ser tomada , domada.

Então não era e inteligência, nem bom humor, nem sensibilidade. Talvez fosse virilidade? - Mal abrir a porta de casa e ser consumida por beijos..cenas assim.. É - ser desejada com urgência (quando o desejo é também recíproco) é um dos maiores (nem tão melhores) elogios que uma mulher pode receber. Mas só ser desejada em nada adianta:quando acaba a vontade carnal, o que resta?Se o que realmente eles (tanto ela como ele) procuram é apenas "a movimentação"..aí tudo bem..(assim que inventamos "o ficar", não?).Mas se procuramos além disso e surge então a possibilidade de ser esmagada pelo vazio de sentindo após o prazer, de nada vale.Pelo menos se não vier acompanhado de cuidado,consideração... carinho. Seria ele então a chave para despertar o meu amor?Não.. carinho é um sentimento que engloba demais.. nos surge desde a visão de um cachorrinho até a palavra confortante de um desconhecido qualquer.

Hoje,já há algum tempo, quem sabe.. cansei de tentar adivinhar.Após tantas enumerações e teses sem fundamentos se não minha própria experiência e ou observação.. restringentes e paralisadoras, descobri. O que me faz amar um homem? - É o amor existir. Simples assim.
Quando nos torna necessário justificá-lo,procurá-lo,racionalizá-lo, é sinal de que ele não está(mais),ou nunca esteve ali.


(LEIAM O TAL POEMA DO DRUMMOND - é belo!!!)

8 comentários:

Unknown disse...

"...Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários..."

Anônimo disse...

Todos os requisitos comentárdo são necessários, mas a gente exige demais das pessoas algo que elas nunca vão poder nos oferecer. Como vc disse, é bom se sentir incompleta... estou tentando me conformar com tal fatoo ... é muiot dificil aceitar, mas é fato npe?!
te adooro paaaulaa ;)

Céu disse...

disse lá, agora digo aqui: pequena no nome, grande nas palavras!!! Bjo's

João Paulo disse...

Adoro seus textos.

Não sei, às vezes pessoas aparentemente "incompatíveis" podem resultar em belos romances. Essas forças sutis e invisíveis que unem duas pessoas é realmente muito difícil de ser explicada assim, teoricamente. Lembrei do Eduardo e da Mônica, do Legião Urbana. :)

De qualquer forma, acho que se elas estão dispostas a um relacionamento sério, devem compreender que nem tudo são flores, e que deve haver certa tolerância e renúncia por parte de ambos.

Não sei. O relacionamento humano é tão difícil. Entre casais, entretanto, talvez seja necessário haver a paixão (Sei lá... Sei lá... Só sei que é preciso paixão). Paixão no sentido de gostar do outro mesmo ele/ela não sendo perfeito, paixão no sentido de amar o amar.

pequena disse...

"amar o ato de amar" - gostei, João. ")

Amanda disse...

Que lindo, Paula.
bom, amor é bom. amor é lindo. amor é tudo isso que você enumerou sem dúvida alguma. Mesmo que o homem que você ama não tenha tudo o que quer, quando o amor aparece qualquer coisa se torna perfeito, tudo é motivo pra sorrir e ser feliz, mesmo que a referid pessoa seja completamente o oposto do que sempre se sonhou.

Daniel Simon disse...

Mas afinal o que é o amor?

Até agora ninguém encontrou o significado, nos exemplificamos de acordo com nossas experiências.

Talvez o amor não é algo para se saber, mas para se sentir.

Chrystian Borges disse...

"Quando nos torna necessário justificá-lo,procurá-lo,racionalizá-lo, é sinal de que ele não está(mais),ou nunca esteve ali".